Casos complexos de implantodontia. Quando tivemos a necessidade de corrigir o erro de outro profissional.

Todo paciente que quer ter sorriso mais claro e dentes maiores, precisa fazer lentes de contato?
04/06/2020
Protocolo sobre implantes
02/07/2020
Como é possível fazer tratamentos em pessoas que têm problemas de retração na gengiva?

Na imagem abaixo temos um caso que é extremamente complexo.
retraçao
Por que existe esta perda de volume e este contorno da gengiva está tão alto?

Aconteceu porque foi feito um implante de forma inadequada por outro profissional. Então, se você, ou alguém que conheça teve uma má experiência, é interessante assistirem ao vídeo que está nesta pagina, pois muitas más experiências nos consultórios odontológicos são por falta de capacidade e treinamento de quem fez o serviço.

A odontologia é uma profissão extremamente precisa, e que deve entregar realmente o valor que promete. Mas, é necessário que nós tenhamos um diagnóstico extremamente bem feito, e que planejemos para executar o tratamento de forma organizada e eficiente.

Eu não quero que você, como paciente, passe por um período desconfortável sem ter resultados. Se estamos fazendo uma cirurgia, sabemos o quanto o paciente sofre com ela, mas nós temos o compromisso em entregar bons resultados e de realmente fazer com que as coisas deem certo.

E como fazer com que as coisas deem certo? Treinar e estudar muito pra que possamos executar de forma precisa e que acertemos todas as vezes em que vamos atuar.
Veja na imagem abaixo
retração circulada
Quando foi instalado o implante, foi em uma posição muito para frente, inclinada, e como o implante é metálico foi ficando com um tom roxeado, além de também retrair o tecido, pois o ele é muito fino. O dentista que realizou este procedimento até tentou fazer uma resina vermelha, mas não é possível chegar ao resultado com as características e beleza de um tecido gengival. Então, nós tivemos que pensar como faríamos para tratar este problema.



O que eu preciso fazer, como dentista, para que possa ser entregue para meu paciente um sorriso assim?
Final
O que fizemos?

Removemos a coroa e o implante. Para remoção do implante, existem técnicas extremamente simples e conservadoras que não demandam você perder mais tecido.

Como fizemos?

Foi removido um pedacinho do céu da boca, que chamamos de enxerto de tecido conjuntivo, é um tecido muito rico, cheio de fibras e colágeno.

Colocamos ele nesta posição, como na imagem, pra aumentar o volume, e por ele ser bem branco e fibroso, melhora a cor e deixa o tecido mais rosado.
WhatsApp Image 2020-06-08 at 15.16.14 (1)
Então, notem no antes e depois como exista uma perda grande de volume, e como conseguimos a recuperação dele novamente.

E para igualar e organizar a estética da gengiva, nós fizemos uma pequena remoção de tecido, chamado aumento de coroa clínica ou gengivoplastia, gengivectomia. Um procedimento pequeno, previsível com pouco pós-operatório, que leva o contorno da gengiva mais pra cima, tendo como resultado uma gengiva mais simétrica.
Antes e depois
A odontologia é uma profissão maravilhosa que desafia muito os profissionais, porque realmente não é simples executar os trabalhos, porém, quando conseguimos um resultado como este, ficamos muito satisfeitos em poder trazer para uma pessoa a recuperação da autoestima e a possibilidade de sorrir com segurança.

Se você tem interesse em conhecer mais o Instituto FRC, agende sua consulta, eu tenho certeza que você vai gostar muito da nossa equipe e do que nós podemos lhe oferecer.
Um grande abraço e até logo!
Heitor Cosenza
Heitor Cosenza
Dr. Heitor Bernardes Cosenza Cirurgião Dentista pela Faculdade de Odontologia de Bauru – USP, Especialista em Implantodontia pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, Mestre em Implantodontia pela USC Bauru, Pós-graduado em Odontologia Estética pelo SENAC São Paulo e Coordenador da Especialização em Prótese Dentária da F1 Cursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para Novidades

Junte-se ao nosso mailing para manter-se atualizado sobre novos posts.

Você foi inscrito com sucesso!