Como perder o medo de ir ao dentista?

Como é feito o teste de cor das facetas laminadas?
07/06/2019
Você tem vergonha de usar dentadura?
28/06/2019





Saudações odontológicas, tudo bem com você? Sou Heitor Cosenza e vou falar um pouquinho da rotina do dentista para quem não é dentista.
Hoje atendi uma paciente que vem aqui há uns oito anos e até hoje, quando ela deita na minha cadeira, tem receio. Ela sempre me fala assim: “Nossa estou pensando desde ontem que eu tinha que vir aqui”. Toda vez que isso acontece (e não é pouco, isso é frequente para o cirurgião dentista), eu fico refletindo:

“Por que as pessoas têm medo do dentista? Por que as pessoas têm tanto receio de ir ao dentista?
Na verdade, eu não sou psicólogo, existem muitos estudos, existe uma área da psicologia que estuda isso. Mas o que eu posso dizer sobre a sua atitude e sobre a atitude do dentista em relação a você, é que é preciso construir uma relação de confiança para que você possa deitar na cadeira do dentista sem medo.
Primeiro: eu nunca vou atender uma pessoa sem explicar a ela tudo o que vai acontecer, tudo o que vai ser feito e entender o que a pessoa quer. Esse é o primeiro passo para ganhar a confiança do paciente, de criar um relacionamento com ele e de se aproximar. Isso porque fazer um tratamento nos dentes é uma coisa bastante íntima, pois você lida com coisas que pouca gente conhece, pouca gente conhece o estado bucal da saúde daquela pessoa.

Então o cirurgião dentista acaba entrando em uma área bastante íntima e, quando isso acontece, quando você está entrando na casa de uma pessoa, quando está entrando em um ambiente que é só dela, você precisa pedir licença, precisa ter intimidade antes, precisa fazer essa aproximação passo a passo com o paciente. Antes de começar o tratamento, tenho o cuidado de conversar com o paciente, fazer primeiro um contato verbal, um contato para que a gente possa ganhar mais intimidade e para que depois a gente possa fazer o atendimento.

Eu sempre falo para os meus alunos o seguinte: a odontologia é uma profissão que envolve essa intimidade, não tem jeito, envolve um relacionamento, envolve medo, envolve traumas, envolve coisas que o próprio paciente que não conhece. E para que você possa fazer com que tudo isso aconteça de forma um pouco menos brusca, é preciso fazer um processo de aproximação mais lento, fazer um atendimento humanizado e personalizado: entender quem é aquela pessoa que você está atendendo e qual o perfil dela faz toda a diferença. Então eu me preocupo muito com todos os pacientes que vêm aqui na clínica, me preocupo muito para que a minha equipe faça uma aproximação, que mostre aos pacientes que aqui somos seres humanos, que somos próximos das pessoas e que gostamos de nos relacionar.

Isso é bem diferente do que já aconteceu comigo quando fui tratado por outros profissionais, como por exemplo, alguns médicos que nem olham na nossa cara ou outros dentistas. É lógico que eu, como dentista, vou ter mais facilidade em escolher o dentista, pois já o conheço. Mas acho muito difícil escolher um médico para fazer algum tipo de procedimento cirúrgico ou não cirúrgico em qualquer parte do meu corpo.

Então, toda vez que eu vou ao médico, me coloco no lugar de você, paciente, para que eu possa aprender com esse relacionamento, com essa experiência, para que eu possa trazer para você uma experiência um pouquinho menos brusca, um pouquinho menos invasiva, uma experiência que seja legal, que tenha como um dos principais objetivos a confiança e a construção de um relacionamento duradouro entre nós: dentista e paciente.

Então eu tenho certeza de que se um dia você vier a ser meu paciente, se um dia você vier aqui na clínica, vai perceber o quanto nós gostamos da odontologia, o quanto nós tratamos nossa profissão como arte, com muita paixão e também faz parte disso o relacionamento com o cliente.

Sinta-se à vontade para entrar em contato comigo nas redes sociais, para fazer perguntas, eu estou aqui pra te responder, para mostrar pra você uma realidade diferente da odontologia. Um grande abraço e até o próximo vídeo!
Cosenza Odontologia: 17 3235.2310 | 17 9.9650.7725 Se preferir acesse nossas redes sociais!
Instagram: @cosenzaodontologia Facebook: @cosenzaodontologia Youtube: Heitor Cosenza

Heitor Cosenza
Heitor Cosenza
Dr. Heitor Bernardes Cosenza Cirurgião Dentista pela Faculdade de Odontologia de Bauru – USP, Especialista em Implantodontia pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, Mestre em Implantodontia pela USC Bauru, Pós-graduado em Odontologia Estética pelo SENAC São Paulo e Coordenador da Especialização em Prótese Dentária da F1 Cursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para Novidades

Junte-se ao nosso mailing para manter-se atualizado sobre novos posts.

Você foi inscrito com sucesso!