fbpx

Existe solução para pessoas que perderam todos os dentes?

Protocolo sobre implantes
02/07/2020
Clareamento Dental – Tudo o que você precisa saber
19/04/2021
Você precisa saber que a perda de todos os dentes tem solução. Essa condição é causada por doenças gengivais, perda óssea, muitas cáries, dentes amolecidos ou fraturados tem tratamento, o tratamento mais indicado é o implante dentário.
Há mais de 15 anos venho trabalhando com implantes, são milhares de pacientes tratados com técnicas de implantes que devolvem a segurança ao voltar a mastigar e reconquistaram sua autoestima através do sorriso.
Vem comigo que nos próximos parágrafos você vai conhecer os tratamentos e as perguntas mais frequentes dos pacientes que nós já atendemos.
O que são Implantes Dentários?
São fixações (através de parafusos de titânio) implantados no osso da boca, e aqui é importante você saber que a escolha do titânio não é por acaso, o titânio é o único material capaz de sofrer o processo de osseointegração, Branemark (1960). Por isso, implantes dentários podem ser considerados os substitutos da raiz do dente, devolvendo a mastigação com muita segurança.
Modelo-de-Protocolo-16x9
O que é o processo chamado de protocolo?
É um modelo de prótese para pacientes que perderam todos os dentes da boca. Este é o primeiro padrão de prótese uma vez descrito para recuperar a capacidade mastigatória do paciente permitindo a ancoragem e dentes unidos com poucos implantes, de quatro a seis dependendo do caso, realizando a reabilitação de uma boca inteira.
A prótese pode ser removida?
Ela é fixa e só é removida pelo dentista durante as consultas de manutenção para uma análise e limpeza mais profunda, ou seja, a prótese é fixa, você realiza todas as suas atividades rotineiras, como mastigação e higienização, sem retirá-la.
Quanto tempo leva para que a osseointegração ocorra e a prótese possa ser colocada?
Logo que fixado ao tecido ósseo o parafuso já fica estável e pronto para a prótese. Neste caso, o tempo para que a osseointegração aconteça varia de acordo com algumas variáveis como a densidade óssea e o modelo do implante utilizado, mas vai acontecer entre um e três meses. Em situações chamadas de carga convencional, os implantes são instalados e o paciente tem que aguardar que o osso grude neles para realizar a prótese e voltar a mastigar.
Existe uma forma de tratamento que nos permite colocar a prótese no mesmo dia ou até cinco dias depois da realização do implante, para essa modalidade damos o nome de carga imediata.
A carga imediata permite que a prótese seja instalada ao implante no mesmo dia e pode ser provisória ou definitiva, isso depende da circunstância de cada paciente que são esclarecidas no momento da consulta. O que eu posso dizer é que em 99% dos casos de protocolo, a carga imediata pode ser aplicada.
Por isso digo, para quem passa por esse problema, que em uma semana no máximo, você conseguirá ter um sorriso totalmente novo, fixo aos implantes com a carga imediata.
São raros os casos de tecido ósseo de baixa densidade ou quando é necessário realizar o enxerto ósseo e nesses casos não realizamos a carga imediata. A baixa densidade do tecido ósseo não proporciona a estabilidade inicial necessária para a carga imediata.
 
Muitos profissionais acabam indicando enxerto ósseo em situações em que não é necessário. Há mais de dez anos nossa filosofia é trabalhar com técnicas de implantes que evitam a utilização de enxertos ósseos ao máximo. O enxerto ósseo aumenta o custo, aumento o risco e aumenta muito o tempo de tratamento. Por isso, queremos o melhor para você, com o mínimo de sofrimento e investimento. Temos a filosofia de usar implantes mais longos ou mais inclinados, às vezes até fugindo de área onde houve perda óssea.
Você conhece a técnica all-on-4®?
All-On-Four---Implantes-16x9
All-On-Four---Radiografia-16x9
É uma técnica que tem como filosofia trabalhar com o mínimo de enxerto ósseo, por utilizar implantes alternativos em áreas alternativas fazendo que a gente possa resgatar a mastigação do paciente de forma muito mais rápida e muito mais eficiente. O índice de intercorrência com o enxerto ósseo é muito maior, atrasa e encarece o tratamento.
De que são feitas as Próteses ?
Protocolo-em-Resina-Acrílica-16x9

Prótese em Resina Acrílica

A resina acrílica é o material mais comum. São dentes artificiais e gengivas moldados em resina com uma estrutura metálica por baixo que une os implantes e dá resistência a essa peça. O que eu posso afirmar sobre a experiência dos milhares de pacientes atendidos pela nossa equipe, é que eles se sentem extremamente felizes, seguros e satisfeitos não só com a mastigação, mas também com a questão estética.
Protocolo-em-Ceramica-16x9

Prótese em Cerâmica

A cerâmica é um outro material utilizado nas próteses, é o mesmo produto utilizado na realização de lentes de contato e nas coroas, ou seja, o material feito em cerâmica é extremamente personalizado, com maior durabilidade e melhor estética, essa é a principal vantagem da cerâmica em relação a resina acrílica. O ponto negativo é que a cerâmica, por ser um processo artesanal, tem um custo mais elevado.
Como funciona a higienização da minha prótese tipo protocolo?
A prótese tipo protocolo tem a anatomia que permite a higiene. No caso do fio dental ele é passado por cima da gengiva artificial, possibilitando a remoção da placa bacteriana entre a gengiva artificial e a natural.
A escova de dentes é utilizada como em qualquer paciente que tenha seus dentes naturais. Nós damos total condição, orientação e motivação para que nossos pacientes façam uma boa higiene.
Programa de manutenção periódica.
Todo o paciente que realiza o tratamento conosco é colocado em um programa de manutenção periódica, em que nós desmontamos a prótese, verificamos a capacidade de higiene e fazemos uma limpeza bem mais profunda, inclusive verificamos a saúde ao redor dos tecidos que sofreram implantes.
montagem
Qual a longevidade da minha prótese?
Se você tem uma peça que está bem encaixada nos implantes, ou seja, ela distribui a carga entre todos os implantes como os pilares de uma ponte, e se você mantém uma boa higiene, os seus implantes vão durar para o resto da sua vida.
Qual o custo do meu tratamento?
Aqui eu quero que você entenda que é como o projeto de uma casa: planejamento. Verificamos as condições de cada paciente, tecidos gengivais, tecido ósseo, algumas pessoas perdem mais osso, algumas pessoas terão que receber implantes especiais e todas essas variáveis fazem com o que o tratamento também tenha um custo variável.
 
Protocolo-Instalado-2---1x9

Protocolo Superior

 
Protocolo-Instalado---16x9

Protocolo Superior e Inferior

O que eu posso te dizer é que existem pacientes aqui dentro da clínica que pouparam e conseguiram realizar esse tipo de tratamento. Seja ele feito em etapas ou por completo. Não dá para determinar o custo sem antes conhecer a necessidade de cada paciente.
Eu tenho certeza que através desse conteúdo eu já te passei a segurança para realizar esse tratamento. Eu dou cursos de implantodontia por todo brasil, já treinei mais de mil dentistas para realizar esse tipo de tratamento e quero que você seja beneficiado com a implantodontia.
O meu objetivo é que eu possa te esclarecer e orientar sobre esse tratamento de implantodontia, essa tecnologia que pode te devolver a capacidade mastigatória. Vamos entender o seu caso e te conhecer melhor.
Um grande abraço e pode contar comigo sempre!
Heitor Cosenza
Heitor Cosenza
Dr. Heitor Bernardes Cosenza Cirurgião Dentista pela Faculdade de Odontologia de Bauru – USP, Especialista em Implantodontia pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, Mestre em Implantodontia pela USC Bauru, Pós-graduado em Odontologia Estética pelo SENAC São Paulo e Coordenador da Especialização em Prótese Dentária da F1 Cursos.

Os comentários estão encerrados.

Inscreva-se para Novidades

Junte-se ao nosso mailing para manter-se atualizado sobre novos posts.

Você foi inscrito com sucesso!