Implantes dentários

Implantodontia na área estética
17/10/2019
Implantes dentários

Eu vivo explicando isso para os meus alunos, eu vivo explicando isso para as turmas de cirurgiões dentistas que já se formaram comigo nos cursos de especialização, mas eu vou tentar explicar para você, que não é cirurgião dentista, de uma forma bastante simples, de uma forma que fique bem elucidada.

im12
Qual é o grande benefício que o implante dentário tem para um paciente?

O grande benefício é uma mastigação mais segura, ou seja, se uma pessoa perder um dente, ela tem a opção de fazer uma prótese fixa nos outros dentes ou uma prótese implantossuportada.
Uma outra alternativa seria como utilizar uma muleta, que seria a prótese removível. Nós não queremos que você utiliza uma muleta, nós queremos que você seja feliz, queremos que você, como paciente, tenha uma boa experiência na odontologia.

Então vamos mostrar para você o que é o implante dentário. É uma tecnologia que tem mais de 50 anos, lógico que tem mais de 100 anos de tentativas de implantodontia, mas na década de 60 um professor chamado Brånemark conseguiu fazer com que um parafuso de metal pudesse ser ancorado ao tecido ósseo com bastante taxa de sucesso, ou seja, com um índice de sucesso muito alto.

Naquela época eles já conseguiam taxas de sucesso próximas de 90%. Nós estamos aqui 54 anos depois, mais ou menos, dos primeiros estudos que foram publicados. Hoje são milhões de pessoas que já se beneficiaram com essa tecnologia. E eles não mudaram tanto assim: eles continuam sendo implantes de titânio, que é o único metal presente na natureza capaz de se unir ao tecido ósseo, e eles continuam sendo parafusos rosqueados.

Então nós temos aqui os dentes. Esses dentes, se você perdeu um deles, você pode ancorar um parafuso dentro do tecido ósseo e pode construir uma prótese suportada pelo implante. Simples assim, mas não é tão simples porque existem várias modificações no tecido gengival aqui, existem várias modificações quando se perde uma raiz: modificações como: atrofia, mudança do perfil e mudança da estética.

Então é bastante complexo e, pra que você faça o seu implante com segurança, é necessário que você procure um cirurgião dentista que tenha pós-graduação adequada, que fez o treinamento correto. Por exemplo: eu fiz minha especialização em implantodontia e também um mestrado em implantodontia e venho dando cursos de implantodontia e há muitos anos.
Já formei quatro turmas de especialização de implante e já dei cursos de imersão para mais de 25 turmas. São mais de 400 alunos que já ensinamos a realizar esse tipo de técnica.
im2
Na parte posterior é a mesma coisa: os dentes do lado e a gengiva, e nós temos um implante que fica dentro do tecido ósseo. Esse implante se conecta através de um componente protético. Esse componente protético vai sustentar uma prótese que vai servir como se fosse o seu dente.
Hoje eu atendi um paciente aqui no meu consultório que falou o seguinte: “Olha só esse implante, eu nem lembro que ele existe”. Essa é a ideia: você perde um dente, você coloca uma ancoragem óssea e você tem de volta a sua capacidade mastigatória.

Imagina na estética, que você tem uma perda dentária e você pode cair com uma questão com a sua autoestima, mas não: você pode ter um implante instalado, você pode voltar a ter aquele dente que você perdeu.
Agora, na estética muitos outros eventos vão acontecer. Não é qualquer cirurgião que pode atender na estética. Quando você for procurar um cirurgião para fazer o seu implante na área estética, não se esqueça de pedir para ele te mostrar casos clínicos de antes e depois como eu vou mostrar para você. Eu vou mostrar para você o que nós somos capazes de realizar.
O implante na área estética depende de compensações, porque o tecido tende a murchar, tende a atrofiar, ele tende a perder volume, ele tende a fazer uma recessão gengival, então é necessário e fundamental que nós façamos na área estética, os enxertos.

Você já ouviu falar de enxerto de tecido conjuntivo?

O enxerto de tecido conjuntivo é fundamental para que você tenha bastante previsibilidade, ou seja, sucesso na implantodontia estética.
Se o dentista que está te propondo fazer um implante na área estética, se ele não te falar que é preciso tirar um enxerto do seu céu da boca, você sabe que este dentista não está atualizado com os protocolos atuais internacionais.
Então conteste esse dentista, pergunte para ele ou veja uma segunda opinião e saiba qual o dentista está capacitado para tratar o seu caso.
im3
Olha só o que um implante é capaz de fazer: essa paciente, quando ela me procurou, tinha 68 anos e já tinha perdido todos os dentes. Nós fizemos quatro implantes pela técnica “All-on-4” (vou falar um pouco dessa técnica), e entregamos para essa paciente a capacidade mastigatória. Imagina que ela tinha aquela dentadura que ficava sempre se mexendo. A dentadura inferior, é uma dentadura instável, uma dentadura que não tem apoio, que não tem estabilidade. Agora ela tem quatro implantes que são capazes de sustentar uma prótese de 12 dentes.
Essa prótese é a famosa prótese protocolo, chamamos assim porque o Brånemark definiu uma forma de fazer. Então, aqui no Brasil, nós chamamos de protocolo Brånemark.
im4
O protocolo também pode ser feito em cima. Esse paciente veio de Manaus, é um paciente que me conheceu através de uma entrevista na Rede Vida, gostou da minha entrevista, gostou do meu comportamento e me procurou.
Esses implantes foram feitos muitos anos atrás nesse paciente. Esses implantes não tinham padrão nenhum, não tinham peças de reposição porque eles eram implantes “piratas”. O Brasil já sofreu muito com a pirataria na implantodontia. Já foram indiciadas várias indústrias piratas, várias indústrias clandestinas desse tipo de tecnologia.

O que nós temos que fazer?

Existe uma tecnologia para resolver esse problema: removemos os implantes superiores; os que não foram possíveis de remover porque ele se fraturaram nós sepultamos (também tem um protocolo para fazer de forma adequada o sepultamento desses implantes) e olha a comparação do tamanho dos implantes que nós instalamos com a falta de espessura e a falta de comprimento dos implantes piratas que o paciente tinha.
Fizemos a reabilitação no superior e na arcada inferior. O paciente agora está saudável, com total condição mastigatória e com muito conforto principalmente na estética.
Olha aqui: ele tinha esses dentes fora de cor, desgastados, pequenos e fraturados e agora ele tem um protocolo superior e próteses parciais inferiores e a sua capacidade mastigatória totalmente devolvida.
im5
Outra situação: aqui uma técnica “All-on-4” que é uma situação parecida com a anterior, mas na qual a paciente utilizava dentadura.
Se você conhece alguém que usa dentadura, alguém que tem medo, que se acha muito idoso para fazer esse tipo de trabalho, mostre esse vídeo para essa pessoa.
im6
Nós estamos há mais de 10 anos trabalhando com essa tecnologia, com esse tipo de tratamento. Nós conhecemos histórias como essa, pessoas que eram traumatizadas com a falta de estética e funcionalidade do tratamento que elas tinham feito, pessoas que passaram mais de 30 anos sem os dentes. Aqui, parece que em um toque de mágica, nós instalamos implantes e fizemos uma prótese muito mais estética, muito mais bonita, uma prótese que realmente pode entregar para o paciente segurança: o paciente vai na churrascaria, vai numa festa, não precisa se preocupar, a prótese não vai se soltar, ele pode sorrir e ter uma vida muito mais tranquila.
im7
E na área estética? Olha só essa paciente que ficou mais de 15 anos sem esse dente. “Ah eu não tenho dentes há mais de 15 anos, posso fazer implantes”? Sim, qualquer pessoa pode fazer implante.
Caso a atrofia seja muito severa, aí você vai precisar fazer enxerto, mas na grande maioria dos casos não é necessário fazer enxerto ósseo. O enxerto de tecido gengival, o enxerto de tecido retirado do céu da boca, do palato, ele muitas vezes é necessário na área estética 100% das vezes, mas o enxerto ósseo, não.
Realizamos aqui um implante um pouquinho mais fino para que a gente pudesse ancorar no osso que ainda era remanescente e fizemos uma prótese. Olha só: isso aqui é o dente natural da paciente e esse aqui é o dente apoiado no implante: a prótese sobre implante, a coroa feita em porcelana.
Olha o como um trabalho odontológico e protético pode ser artístico, o quanto é possível copiar um dente natural através desses materiais cerâmicos.
Se você perdeu um dente, eu tenho certeza que é esse tipo de trabalho que você quer na sua boca, e se você quer esse tipo de trabalho nós estamos à disposição.
im8
Olha um outro caso que teve sequelas. Instalar um implante na área estética não é algo que você pode simplesmente fazer de forma aleatória. Demanda planejamento, demanda a compensação do processo de atrofia que acontece, demanda fazer enxerto e demanda instalar um implante na posição adequada. Aqui o implante mal instalado, o implante que estava muito para fora e que causou essa cor, essa coloração mais escura, causou essa retração do tecido gengival.
Fizemos a remoção desse implante (existem técnicas extremamente confiáveis para fazer essa remoção), fizemos os enxertos necessários e fizemos um novo implante, uma coroa protética. Olha que espetáculo: dá até para fazermos uma comparação do quanto ganhamos de tecido.
Não deixe de pedir, para o dentista que está fazendo um orçamento para você, para que ele te mostre casos clínicos autorais, casos clínicos que ele mesmo produziu, para que ele te mostre e te comprove que ele consegue obter os resultados que ele está prometendo.
im9
Outra situação de implantodontia. Olha essa perda: duas cirurgias foram necessárias para a gente chegar até aqui. Não só cirurgias, mas também grande conhecimento sobre a fase protética, porque a prótese influencia muito no que nós vemos aqui nesse contorno.
Então é toda uma integração entre a especialidade de cirurgia, de implantodontia, periodontia e de prótese. Essas quatro especialidades capacitam o cirurgião dentista a realizar implantes na área estética.
Eu espero que você tenha entendido que a implantodontia trabalha de forma integrada, eu espero que você tenha entendido que a realização de implantes pode trazer grandes benefícios para as pessoas que perderam os dentes.
Se você está entre essas pessoas, se você é uma pessoa que não teve a oportunidade na vida de manter seus dentes, que perdeu alguns dentes ou perdeu todos os dentes, fica o meu convite para vir aqui clínica, meu convite para que você possa se beneficiar dessa tecnologia.
im10
Nós estamos realizando palestras pelo Brasil todo, cursos de imersão, estamos ensinando dentistas a fazerem implantes de forma adequada para que mais e mais pacientes possam se beneficiar dessa profissão que nós gostamos tanto.
Então se você gostou desse conteúdo que eu passei para você, se você acha que está na hora de você ser feliz com a sua boca, se você acha que está na hora de você ter um tratamento odontológico de qualidade, que realmente vai ficar bonito, funcional e te devolver a mastigação, agende uma consulta, entre em contato conosco, nós estamos à disposição para atender você.
Grande abraço e até logo!
Heitor Cosenza
Heitor Cosenza
Dr. Heitor Bernardes Cosenza Cirurgião Dentista pela Faculdade de Odontologia de Bauru – USP, Especialista em Implantodontia pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, Mestre em Implantodontia pela USC Bauru, Pós-graduado em Odontologia Estética pelo SENAC São Paulo e Coordenador da Especialização em Prótese Dentária da F1 Cursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para Novidades

Junte-se ao nosso mailing para manter-se atualizado sobre novos posts.

Você foi inscrito com sucesso!