Quanto tempo dura um tratamento odontológico?

Você tem vergonha de usar dentadura?
28/06/2019
Veja como Rafael conseguiu um sorriso mais bonito para seu casamento
03/07/2019
Saudações odontológicas, tudo bem com você? Eu sou Heitor Cosenza e vou mostrar um pouquinho da realidade clínica para quem não é dentista.

Quanto tempo dura um tratamento odontológico?


Olha só, eu costumo fazer analogias da odontologia com a engenharia e com a arquitetura em muitas situações, e o tempo é uma delas. Existem tratamentos que a gente pode comparar com uma pequena reforma de um cômodo da casa e aqueles em que a construção começa do zero: em uma casa nova é preciso fazer todo o processo de aterro e de infraestrutura para que a casa fique firme. Então é óbvio que o tempo do tratamento varia: uma pequena reforma, de um cômodo, vai ser muito mais rápida e às vezes pode ser feita em um dia só, como uma troca de restauração, por exemplo.

Então quando algumas clínicas divulgam o “spa day” em que você faz todo o seu tratamento em dia, cuidado! Existem tratamentos que podem ser realizados em um dia só e outros não!
Por exemplo: tratamentos que demandam enxerto ósseo, ou seja, em uma pessoa que ficou 30 anos sem dentes e que tem uma atrofia severa do tecido ósseo, você não vai conseguir ancorar implantes imediatamente. Muitas vezes é necessário fazer um enxerto ósseo e, dependendo do tamanho desse enxerto e da técnica empregada, você vai precisar aguardar um período de seis a oito meses e só depois disso você vai conseguir colocar os implantes.

Então aí dá para a gente comparar isso com a construção de um prédio: nós precisamos fazer a estrutura e toda a parte da fundação para depois conseguir construir uma obra desse porte.

Então o tempo de tratamento é totalmente variável de acordo com a sua necessidade.

Existem tecnologias que estão disponíveis para o cirurgião dentista e para o laboratório de próteses que tornam o tempo de tratamento mais rápido: com a utilização de máquinas fresadoras, as famosas “CAD CAM”, nós conseguimos fazer, por exemplo, um tratamento com facetas laminadas de um dia para o outro. E mais: dependendo de como for, conseguimos fazer até no mesmo dia.

Isso é possível para quem já está equipado para fazer um processo de fresagem de peças ao invés do processo todo artesanal no laboratório de prótese. Mas não é só isso que faz um tratamento ficar extremamente rápido: outra coisa é a organização!

Aqui na nossa clínica temos a cultura de fazer cronogramas clínicos de todo o tratamento: a partir do momento em que nosso paciente aprova um tratamento, planejamos todas as etapas e sessões já com o número de horas de cada sessão.

Essas sessões vão para um documento que fica disponível para todos os funcionários: os envolvidos com a gestão da clínica, agendamento, atendimento, entrega do trabalho e para os cirurgiões dentistas que vão atuar: tanto eu quanto os cirurgiões-dentistas parceiros que vão fazer as etapas que eu não faço.
Aqui dentro da clínica o paciente fica sabendo exatamente o número de sessões e o número de horas que o tratamento irá durar, e essas informações vão para a agenda da clínica.

Assim é possível determinar exatamente o tempo de tratamento: quando vai começar e a data em que a última sessão que será feita. É assim que nós conseguimos entregar tratamentos de forma bastante eficiente, no tempo necessário em que ele precisa ser feito.
Se você gostou desse conteúdo ou tem alguma dúvida, entre em contato comigo pelas redes sociais! Um abraço e até o próximo vídeo! Instagram: @cosenzaodontologia Facebook: @cosenzaodontologia Youtube: Heitor Cosenza

Heitor Cosenza
Heitor Cosenza
Dr. Heitor Bernardes Cosenza Cirurgião Dentista pela Faculdade de Odontologia de Bauru – USP, Especialista em Implantodontia pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, Mestre em Implantodontia pela USC Bauru, Pós-graduado em Odontologia Estética pelo SENAC São Paulo e Coordenador da Especialização em Prótese Dentária da F1 Cursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para Novidades

Junte-se ao nosso mailing para manter-se atualizado sobre novos posts.

Você foi inscrito com sucesso!