fbpx

Caso clínico: construção de um sorriso natural com novas facetas laminadas

Quer rejuvenescer? Melhore seu sorriso!
11/10/2016
Facetas Laminadas: respostas às sete perguntas mais frequentes
13/01/2017
 
Olá, bem-vindo ao meu blog. Sou Heitor Cosenza, clínico em São José do Rio preto. Vou mostrar para vocês agora um caso em que fizemos quatro facetas laminadas. Na semana passada você pôde verificar, no post anterior do blog, um caso em que a paciente tinha a gengiva muito escura. Fizemos uma cirurgia plástica neste local e conseguimos devolver para ela um sorriso muito natural, com uma gengiva com a cor rosa, cor natural de uma paciente que nunca teve nenhum tipo de problema.
 
O caso dessa semana tem uma característica peculiar: o desgaste excessivo e desnecessário para colocação de facetas laminadas. Vou explicar: esta paciente me procurou com uma reclamação de que as quatro facetas que ela havia feito não tinham naturalidade. Ela havia realizado este procedimento com outro profissional e o resultado foram dentes leitosos que não tinham as principais características de translucidez e efeitos de luz que os dentes naturais têm. Este é um problema simples de resolver: basta remover o material restaurador, desgastar as facetas existentes e colocar facetas novas. O problema deste caso foi que, após a remoção das facetas antigas, percebi que o preparo estava extremamente invasivo, ou seja, os dentes haviam sido muito desgastados e mais: ela havia acabado de passar por este procedimento.
 
O “pulo do gato” aqui é preservar ao máximo os tecidos naturais: isso faz com que o tratamento tenha muito mais durabilidade. Na odontologia moderna, os cirurgiões-dentistas estão cada vez mais preocupados com isso, que é uma questão extremamente importante. Por isso fiquei muito triste ao perceber que um dentista da minha cidade, totalmente despreparado, realizou um desgaste excessivo e desnecessário nestes dentes. Após a constatação deste problema, fiz a remoção das restaurações antigas com o maior cuidado para não desgastar mais ainda a estrutura natural dos dentes dela. E mais: sempre com bastante cuidado para não causar uma lesão irreversível na polpa, o que poderia fazer com que a paciente tivesse que passar por um endodontista para tratar o canal. Pelas fotos que a paciente me trouxe antes de fazer qualquer tratamento, é possível perceber como era seu sorriso: os dentes eram bonitos, só era preciso fechar alguns espaços. Nesse caso, talvez a indicação nem fosse a colocação de facetas laminadas, mas sim o uso de resina composta, que é um tratamento extremamente conservador e no qual muitas vezes não é preciso desgastar a estrutura do tecido.
 
Esse caso abaixo, por exemplo, serve bem para ilustrar o que estou querendo dizer: o paciente tinha alguns diastemas e desgastes. Pelas fotos é possível perceber como eram os dentes naturais e como eles ficaram após o preparo. A imagem à direita mostra os dentes preparados para receber a faceta. Esse é o desgaste feito de forma adequada, da forma que os artigos científicos e os grandes nomes da odontologia estética preconizam, ou seja, preparo minimamente invasivo que preserva a estrutura natural dos dentes. Num caso como esses nós fizemos a cimentação das facetas toda na estrutura externa do dente que é o esmalte, uma estrutura na qual a adesão é muito melhor (portanto vai durar muito mais), e é responsável por proteger as partes internas dos dentes que são a dentina e a polpa.
 
 
O resultado do caso de hoje é esse: dentes naturais e harmônicos, com quatro facetas laminadas nos incisivos centrais. Repare que o canino, o pré-molar o outro pré-molar e o molar são dentes naturais que nunca foram alterados a não ser por um clareamento, mas não têm nenhum material restaurador. Esses quatro dentes anteriores, os quatro incisivos, foram feitos com facetas laminadas em cerâmica. Para nós, dentes naturais não são totalmente brancos nem totalmente grandes. Gostamos de fazer sorrisos harmônicos que pareçam dentes. O mais legal da nossa profissão é quando o paciente pode sorrir sem que ninguém saiba que é um sorriso construído.
 
8

resultado final: dentes naturais e harmônicos

 
A mensagem que quero passar com este caso é: procure um dentista que esteja preparado para realizar este tipo de tramento. Peça para ele mostrar a você casos em que ele realizou tratamentos parecidos, fotos de casos dele durante o tratamento, como foi o preparo, se ele utilizou critérios para que este preparo fosse pouco invasivo e como ficou o resultado final.
 
Muito obrigado! Continue me seguindo e por favor: se tiver dúvidas, entre em contato através de nossos canais no Youtube, Facebook ou Instagram. Estamos sempre disponíveis para te ajudar. Obrigado.
Heitor Cosenza
Heitor Cosenza
Dr. Heitor Bernardes Cosenza Cirurgião Dentista pela Faculdade de Odontologia de Bauru – USP, Especialista em Implantodontia pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, Mestre em Implantodontia pela USC Bauru, Pós-graduado em Odontologia Estética pelo SENAC São Paulo e Coordenador da Especialização em Prótese Dentária da F1 Cursos.

3 Comentários

  1. Raimunda de souza borghi disse:

    Gostaria de fazer a triagem. Maravilha!!!!

  2. Que bom ler este maravilhoso artigo

Deixe um comentário

Inscreva-se para Novidades

Junte-se ao nosso mailing para manter-se atualizado sobre novos posts.

Você foi inscrito com sucesso!