Pessoas cardíacas podem tomar anestesia com vasoconstritor?

F1 Cursos: Tratamentos odontológicos de alto nível de forma acessível
27/05/2019
Troca de restaurações metálicas
31/05/2019
Saudações odontológicas tudo bem com você? Vamos para mais uma dica de odontologia, mais um conhecimento importante para você que não é dentista.
Você já sentiu seu coração bater um pouco mais forte na hora em que o dentista está fazendo a anestesia? Hoje de manhã eu atendi uma paciente que é cardíaca, que toma algumas medicações pro coração e que já tem alguns procedimentos realizados no coração e mesmo assim eu utilizei anestésico com o vasoconstritor. Essa palpitação que acontece no seu coração quando o dentista está dando anestesia, é por causa de um composto químico chamado de vasoconstritor, que está dentro do tubete de anestesia. Pra que serve o vasoconstritor? Basicamente para o que esse anestésico dure e mais.
E porque que o vasoconstritor faz durar mais? O mesmo componente que faz teu coração bater um pouco mais forte, é o mesmo componente que vai fazer o vaso sanguíneo daquela região diminuir de tamanho, por isso é chamado de vasoconstritor. Esse componente está dentro da anestesia odontológica, ele compõe a solução anestésica pra que os vasos sanguíneos da região que você está anestesiando se contraiam, assim eles vão drenar menos sangue naquela região. Então, quando a gente injeta esse anestésico, o próprio vasoconstritor diminui a irrigação daquela região que a gente está anestesiando, e isso vai fazer com que o anestésico dure mais.
Mesmo o fato você ser cardíaco não contraindica o uso de vasoconstritor.
Por que que não contraindica? Porque caso você sinta dor (e se a utilização for um anestésico sem vasoconstritor), o tempo de procedimento vai ter que ser muito pequeno. Caso você sinta dor, o próprio disparo nervoso, a própria dor que você sentir, vai causar um aumento da adrenalina na sua corrente sanguínea. O seu próprio organismo vai descarregar a adrenalina na sua corrente sanguínea. Então é melhor que nós façamos de forma controlada, é melhor que nós coloquemos essa adrenalina só na região que nós vamos utilizar e que esse anestésico tenha um período de duração maior. Olha só a diferença: um anestésico sem vasoconstritor acaba durando entre 10 a 15 minutos. Tem algum procedimento no consultório odontológico que dura só isso? Então toda vez que nosso paciente deita aqui na cadeira do dentista, nós preferimos fazer sessões mais longas, nós fazemos mais de um dente, mas para isso nós precisamos de um anestésico com vasoconstritor. Muitos desses anestésicos têm ação prolongada, às vezes de uma a duas horas, assim a dose do anestésico injetado no paciente vai ser bem menor.
Essa é mais uma dica, eu sou Heitor Cosenza e estou iniciando uma comunicação com vocês que não são dentistas. Já sou um dentista muito presente nas redes sociais para outros dentistas, já sou professor sou bastante conhecido no Instagram e tenho uma penetração grande no mercado odontológico nacional. Agora eu quero passar algumas informações que considero importantes pra você que não é dentista!
Se você ficou interessado ou tem alguma dúvida sobre qualquer procedimento odontológico entre em contato comigo através das redes sociais! Terei o maior prazer em responder suas perguntas! Instagram: @cosenzaodontologia Facebook: @cosenzaodontologia Youtube: Heitor Cosenza
Um grande abraço e até o próximo vídeo!
Heitor Cosenza
Heitor Cosenza
Dr. Heitor Bernardes Cosenza Cirurgião Dentista pela Faculdade de Odontologia de Bauru – USP, Especialista em Implantodontia pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, Mestre em Implantodontia pela USC Bauru, Pós-graduado em Odontologia Estética pelo SENAC São Paulo e Coordenador da Especialização em Prótese Dentária da F1 Cursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para Novidades

Junte-se ao nosso mailing para manter-se atualizado sobre novos posts.

Você foi inscrito com sucesso!