Um bom exemplo de tratamento para estes casos são as
facetas laminadas. Popularmente conhecidas como “lentes de contato”, elas deixam os dentes com a cor e formato uniformes, como se nunca tivessem sido tratados.
Outro exemplo é o sorriso gengival, aquele em que a gengiva fica muito exposta, dando a impressão de que os dentes são desproporcionais ao resto da boca. Para isso existe uma cirurgia chamada de “
aumento de coroa clínica”, que remove o excesso de tecido para expor um pouco mais o esmalte dos dentes.
Todas estas técnicas e muitas outras são minuciosamente discutidas no consultório entre o paciente e o cirurgião dentista. Apenas para se ter uma ideia, com as técnicas atuais, é possível que o paciente saiba exatamente como seus dentes vão ficar após o tratamento. Isso é possível através de um protocolo chamado de
“Mock-up”, que é um molde encaixado na boca do paciente. É como se fosse um test-drive do sorriso.
Mas além da parte estética os dentes bonitos têm outra grande vantagem: também são extremamente funcionais. Técnicas como a
osseointegração e a
implantodontia, por exemplo, proporcionam a mesma funcionalidade da mastigação que uma pessoa com dentes naturais tem, ou seja: é possível comer de tudo, na mesma velocidade e sem se preocupar se a prótese vai cair, pois ela e fixada nos implantes de forma segura e confortável (o paciente não sente nenhum tipo de desconforto)
Concluindo: se você quer parecer mais jovem e ainda preservar as funções bucais, procure seu cirurgião dentista e converse com ele sobre suas expectativas e sobre o que é possível fazer no seu caso. Importante: tenha expectativas realistas e desconfie de soluções “milagrosas”. Dessa forma você poderá sentir-se mais jovem, com a autoestima em dia e com um sorriso que vai refletir isso tudo.
1 Comentário
Que bom ler este maravilhoso artigo