Todo mundo sabe sobre a importância de uma boa higiene bucal. Hábitos como escovar os dentes corretamente e o uso do fio dental são indispensáveis para quem quer ter uma boca saudável e um sorriso bonito. Mas se você usa uma prótese, estes cuidados devem ser ainda mais intensificados pois, em alguns casos, a anatomia da prótese é diferente da dos dentes naturais, necessitando de movimentos específicos para a higienização ideal da peça protética. Por isso hoje mostraremos a forma correta de higienização para quem tem um tipo de prótese chamada de “Protocolo Brånemark” que é análoga a uma dentadura. A grande diferença é que ela é fixa sobre implantes, permitindo a sua remoção apenas pelo cirurgião dentista.
Para saber mais este tipo de tratamento, clique aqui
Este tipo de prótese pode ser fixado nos implantes sobre a mandíbula (de quatro a cinco na parte inferior) e na maxila (de quatro a seis).
Nas fotos abaixo é possível ver como o fio dental deve encostar sobre a base da prótese para higienizá-la e como essa prótese deve ter uma base convexa, permitindo o contato do fio em toda a sua superfície. A agulha passafio é utilizada para levar o fio dental para a região da prótese que está voltada para a gengiva, ou seja, as áreas entre os implantes.
Fio dental
Fio dental
Passafio
Perfil convexo
Essas áreas ficam em contato com o tecido gengival e são as mais importantes de serem higienizadas. Como nessas áreas a escova não chega, você vai precisar da ajuda de uma agulha de plástico e do fio dental. O processo é bem simples e lembra uma costura com agulha e linha. A diferença é que, ao invés da linha, você vai usar o fio dental. A agulha de plástico é barata e fácil de ser encontrada.
Como fazer: passe o fio dental através da agulha de plástico e com ela leve o fio dental por baixo da peça. Atenção: você não vai passar o fio dental entre os dentes, e sim por baixo da gengiva artificial protética, entre os implantes.
Para a total higienização da área, é muito importante que sua prótese seja totalmente convexa. Se não for, converse com seu dentista para que ela fique neste formato. Só assim a prótese vai permitir que você consiga passar o fio dental de um implante até o outro, fazendo o movimento correto. Dessa forma você vai conseguir remover todo o biofilme, que é uma espuma cheia de microrganismos responsáveis por problemas que levam à perda dos dentes e até da prótese.
Para remover todo o biofilme aderido e garantir a higienização total dos dentes e da prótese, é necessário que, além do fio dental, você complemente a higienização com a escova de dentes.
Importante destacar: o problema que provocou a perda dos seus dentes pode ser o mesmo que pode levar à perda da sua prótese, que são estes microrganismos (biofilme), ou seja, essas bactérias. Elas degeneram o tecido ósseo e seu implante (ou dente) perde a sustentação.
Para evitar que isso aconteça, faça a higienização em casa conforme explicado e mais: frequente regularmente seu cirurgião dentista para manutenção. Nela, o profissional vai além da limpeza e da profilaxia. Ele também vai verificar se os componentes mecânicos da sua peça (parafusos e componentes protéticos intermediários) não sofreram fadiga.
Resumindo: se você possui uma prótese de protocolo imediato é preciso realizar uma limpeza diferenciada com a passafio e o fio dental. Além disso você deve consultar seu dentista regularmente para que ele verifique como está a limpeza e o estado da sua prótese.
Surgiu alguma dúvida? Quer fazer um comentário? Fique à vontade para entrar em contato com a gente através deste blog, e-mail ou como achar melhor.
10 Comentários
Qual o protocolo para uma revisão de um paciente com protese protocolo,é necessário a remoção total da protese para verificação dos implantes se o paciente não apresenta nenhuma queixa?
Paulo, tudo bem? É necessário sim remover a prótese. Mesmo sem sintomas (dor, odor, mobilidade), alguns problemas com os implantes podem estar acontecendo. A avaliação precisa da integridade dos parafusos de retenção da peça, da qualidade da higienização e da saúde dos tecidos ao redor dos implantes só é possível de ser feita com a remoção da peça.
Boa tarde….semana passada dia 11.04.2018, seus alunos fizeram um protocolo imediato 4 pinos….Minha pergunta a prótese que usaram é a convexa???? Eu devo retornar a F1 somente o mês que vem, se me chamarem, para aprender a usar o fio dental… até lá escova e bochechos…Grata…
Ivanir, tudo bem? Exatamente. Primamos por prótese convexas para que seja possível você higienizar. Não é necessário que você aguarde até o mês seguinte para começar a passar fio dental. Na F1, damos o intervalo de um mês porque o atendimento é feito mensalmente. Se as instruções aqui do blog te ajudarem, após 15 dias você pode começar a passar fio dental. Atenciosamente, Heitor Cosenza
Meu comentário já enviei….anteriormente…
Correção do meu e-mail…
Ivanir, tudo bem? Exatamente. Primamos por prótese convexas para que seja possível você higienizar. Não é necessário que você aguarde até o mês seguinte para começar a passar fio dental. Na F1, damos o intervalo de um mês porque o atendimento é feito mensalmente. Se as instruções aqui do blog te ajudarem, após 15 dias você pode começar a passar fio dental. Atenciosamente, Heitor Cosenza
Olá..quero fazer a minha prótese sobre os implantes mas tenho uma dúvida..é melhor quando toca a gengiva ou quando fica um espaço, fiquei sabendo que quando toca a gengiva é melhor porque não acumula muito restos de comida até a nova limpeza pelo dentista?
Olá, é melhor que a prótese fique tocando a gengiva sim, diminui o acúmulo de alimentos e dá mais conforto. Na arcada superior é fundamental que esteja tocando a gengiva, para que não vaze ar durante a fala. Porém, o fato da prótese estar em contato com a gengiva, não elimina necessidade de fazer a higienização diária, com fio dental.
Com o implante total protocolo terminado, a saliva esta entrando pelo ceu da boca e saindo na lateral da protese, incomodando (baba) . O profissional disse que é necessario o espaço para higienização. Nao poderia ser menor ou colocado em outro ponto que nao causasse tal incomodo? Estou insegura.
Olá Nilda, na verdade não precisa haver espaço entre a prótese e a gengiva. A prótese precisa ser convexa, mas ela pode encostar no tecido gengival sem problemas. Assim não vai parar alimentos e não vai vazar a saliva, que tanto te incomoda. O fato da prótese estar encostada na gengiva, não elimina a necessidade de passar fio dental, ok? O fio é a forma que você vai higienizar a prótese por baixo e ele deve ser passado todos os dias.