O que acontece se eu não higienizar corretamente a minha boca?

Prótese Dentogengival
05/05/2020
Todo paciente que quer ter sorriso mais claro e dentes maiores, precisa fazer lentes de contato?
04/06/2020
Hoje vamos conversar sobre dois problemas que a falta de higiene pode causar.

Na foto abaixo temos uma radiografia, que é um exame padrão aqui no consultório. Nós pedimos para todos os pacientes que irão iniciar um tratamento para que possamos ver de forma mais ampla o que está acontecendo.
Captura de Tela 2020-05-19 às 11.05.09
Na radiografia podemos notar a presença de cáries. Estas cáries já se transformaram em uma cavidade, um buraco no dente.

Como isto aconteceu?

Quando você come algum doce, e não faz a higiene corretamente, as bactérias ficam aderidas na superfície dos dentes. Elas se alimentam do açúcar para produzir um ácido, e esse ácido irá se degradar e corroer as estruturas, então, o dente vai ficando fraco, com buracos e as bactérias vão conseguindo entrar.
Captura de Tela 2020-05-19 às 11.03.42
Como prevenir?

Se você higienizar sua boca corretamente, as bactérias não irão conseguir danificar o seu dente. Essa prevenção precisa ser feita ao menos 3 vezes ao dia, principalmente após as refeições e antes de dormir.

O uso dos enxaguantes bucais não substituem o serviço que deve ser feito de forma mecânica, pois eles não conseguem remover as placas aderidas. Só é possível elimina-las com a escova na superfície externa e o e o fio dental entre os dentes.

Duas coisas importantes: Higienizar de forma adequada e tomar cuidado com o exagero do doce, se você ingerir o açúcar redobre sua atenção na limpeza. E o principal, visite o seu dentista com frequência!


Outro problema que é causado pela falta de higiene é o tártaro.

Na imagem abaixo, o paciente possui tártaro na região dos dentes inferiores, que é a bactéria aderida ao dente pela falta de higiene, e com o passar do tempo foi endurecendo. Neste caso, ele não pode mais ser removido com a escova, o paciente precisa ir ao dentista para que possa ser utilizado instrumentos e aparelhos especiais.
Captura de Tela 2020-05-19 às 11.05.34
O que causa o tártaro?

O tártaro causa a doença periodontal, que é a segunda doença com maior prevalência na população brasileira.

Mas o que é a doença periodontal? As bactérias que estão aderidas na sua boca passam a produzir toxinas que irão deixar a gengiva inflamada, ocorrendo o sangramento quando você passa o fio dental, por exemplo. Todo tecido inflamado fica mais fácil de sangrar, pois os vasos sanguíneos ficam mais calibrosos e as estruturas que dão forças aos tecidos são degradadas por enzimas, que as próprias bactérias produzem.

A evolução desse problema é a perda do tecido ósseo que fica por baixo da gengiva, e é esse tecido que sustenta sua arcada, sem ele seus dentes começariam amolecer e a cair. Portanto, vimos que, a higiene correta dos dentes todos os dias é fundamental para manter a saúde da sua boca.

Se você tem interesse em conhecer mais o Instituto FRC, agende sua consulta, eu tenho certeza que você vai gostar muito da nossa equipe e do que nós podemos lhe oferecer.
Um grande abraço e até logo!
Heitor Cosenza
Heitor Cosenza
Dr. Heitor Bernardes Cosenza Cirurgião Dentista pela Faculdade de Odontologia de Bauru – USP, Especialista em Implantodontia pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, Mestre em Implantodontia pela USC Bauru, Pós-graduado em Odontologia Estética pelo SENAC São Paulo e Coordenador da Especialização em Prótese Dentária da F1 Cursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para Novidades

Junte-se ao nosso mailing para manter-se atualizado sobre novos posts.

Você foi inscrito com sucesso!