fbpx

Retrações gengivais e problemas de raiz exposta

É preciso desgastar os dentes para fazer lentes de contato?
13/05/2019
Durabilidade de facetas laminadas: uso do isolamento absoluto
21/05/2019
Saudações odontológicas! Tudo bem com vocês? Eu sou Heitor Cosenza e esse é o minuto da odontologia para quem não é dentista. Vou falar hoje sobre o recobrimento radicular. O que é o recobrimento articular? É um procedimento odontológico para tratar as retrações gengivais. Se você percebeu que a sua gengiva retraiu, que está expondo um pouquinho da raiz dos dentes, se isso te traz um problema estético e se isso te traz um problema de hipersensibilidade, ou seja, você não pode tomar gelado, você não pode pegar um vento gelado que seu dente dói, talvez seja interessante saber o que eu vou falar agora. Então vamos para a tela do computador: vou mostrar um caso, vou mostrar como foi resolvido um caso multidisciplinar, ou seja, são dois problemas, duas especialidades diferentes da odontologia para a gente tratar o desconforto do paciente e a questão estética. Olha só essa situação aqui: o paciente tinha dois problemas. Como eu já falei anteriormente primeiro problema: retração do tecido gengival e exposição da raiz.
Essa retração do tecido gengival pode causar hipersensibilidade. A raiz é cheia de microtúbulos e esses microtúbulos têm extensões da inervação dentro do dente. Aí uma água gelada vai fazer com que esses microtúbulos tenham uma contração, uma mudança de tamanho e, por isso, esses nervos vão ser disparados. Muita gente possui uma um estímulo tão forte que parece um choque. Junto com isso, esse dente aqui que é o canino, não teve perda da estrutura da coroa, mas esses dois pré-molares aqui, os dentes logo atrás do canino, ainda tiveram perda da estrutura de esmalte. Então o esmalte, que é a parte externa do dente, a parte mais mineralizada, parte mais dura dos dentes, pode se perder. O que faz acontecer isso aqui? Hoje está bastante conhecido está bastante divulgado, existem publicações bastante recentes sobre esse tipo de problema. A prevalência, desse tipo de problema, de perda nessa estrutura do esmalte aqui está aumentando. Mas por quê? Isso geralmente está associado à alimentação do paciente, a alimentação ácida pacientes com estresse muito grande, apresentando refluxo. Tudo isso pode fazer com que aconteça essa leve perda. Se você está notando esse tipo de perda, é interessante que você procure um dentista. Ele vai poder fazer um bom diagnóstico, vai poder parar esse problema. A melhor coisa a fazer é prevenir a evolução dessa doença.
E como nós vamos tratar isso aqui? Como que nós vamos devolver ao paciente a naturalidade, como que nós vamos chegar no resultado como esse aqui?
Primeiro nós vamos fazer restaurações e vamos recuperar, com resina composta, a parte da resina que foi perdida aqui da coroa do dente do paciente. Então nós vamos acrescentar resina composta aqui. Essas restaurações são chamadas de restaurações cervicais. Essas restaurações são muito duráveis e elas não soltam tá? Existem adesivos específicos para fazer esse tipo de restauração. Depois nós vamos fazer um tracionamento no sentido da coroa, nós vamos trazer o tecido para baixo. Olha como foi feito aqui, olha o resultado do trabalho. É um procedimento cirúrgico que remove um pouco de tecido do céu da boca mas, em quatro dias, o paciente já está apto a viver a vida dele normal com algumas restrições como tomar sol. Mas trabalhar, conversar e fazer todo os compromissos sociais vão acontecer normalmente. Então chamamos esse caso de casos multidisciplinares, um caso em que o paciente teve dois problemas: duas especialidades foram utilizadas, foram aplicadas, dois procedimentos diferentes pra que a gente pudesse recuperar o que o paciente perdeu. Olha a comparação dos dois aqui. Então nós temos aí a odontologia trazendo benefícios para os pacientes.
Se você tem um problema como esse, se você tem têm leves perdas da estrutura da sua coroa, se você tem retração do tecido gengival, é interessante que você trate imediatamente. Isso porque esses dois problemas evoluem como doenças mesmo, eles evoluem e a condição em que você está hoje pode até não te incomodar tanto, ela pode ser, no futuro, uma condição muito pior, uma condição muito mais difícil de tratar. Então é interessante que você procure um dentista só para que você saiba qual é o seu problema, pra que você tenha o conhecimento de como evitar a evolução desse problema e para que você entre em contato com os tipos de tratamento que podem resolver esse problema pra você. A cirurgia de recobrimento radicular, a cirurgia que faz com que a gente trate as retrações gengivais, é uma cirurgia com bastante previsibilidade, uma cirurgia que tem mais de 97% de sucesso, isso comprovado cientificamente. Esses artigos científicos eles não são novos, eles começaram a ser produzidos na década de 1980, então nós temos aí décadas já de estudo desse tipo de cirurgia, nós temos décadas de estudo desse tipo de tratamento e nós temos o treinamento adequado para fazer esse tratamento.
Se você tem interesse, entre em contato conosco! Estamos à disposição para responder mais dúvidas, à disposição para esclarecer você sobre odontologia! Instagram: @cosenzaodontologia Facebook: @cosenzaodontologia Youtube: Heitor Cosenza
Um grande abraço eu fico aqui até a próxima dica!
Heitor Cosenza
Heitor Cosenza
Dr. Heitor Bernardes Cosenza Cirurgião Dentista pela Faculdade de Odontologia de Bauru – USP, Especialista em Implantodontia pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, Mestre em Implantodontia pela USC Bauru, Pós-graduado em Odontologia Estética pelo SENAC São Paulo e Coordenador da Especialização em Prótese Dentária da F1 Cursos.

Deixe um comentário

Inscreva-se para Novidades

Junte-se ao nosso mailing para manter-se atualizado sobre novos posts.

Você foi inscrito com sucesso!