É preciso desgastar os dentes para fazer lentes de contato?

Opções ortodônticas sem aparelho fixo
06/05/2019
Retrações gengivais e problemas de raiz exposta
15/05/2019
E aí meu amigo? Vamos dar sequência a mais um vídeo rápido mostrando algumas coisas importantes, algumas coisas interessantes da odontologia para você que não é dentista. Bom, hoje eu fiz um preparo para facetas laminadas que você, que não é dentista, conhece muito bem como “lentes de contato”. As lentes de contato servem para mudar a forma dos dentes e também para mudar a cor dos dentes. Eu vou mostrar pra vocês algumas questões importantes sobre cor. Então vamos para o computador: vou mostrar o preparo que foi feito desses dentes que vão receber, daqui uma semana, lentes de contato odontológicas.
Então eu tenho aqui quatro dentes que precisam alterar o formato, na verdade são seis dentes; os caninos eles também precisam aumentar um pouquinho de tamanho, mas nesses quatro dentes aqui decidimos fazer lentes de contato ou coroa (eu vou explicar para vocês a indicação de cada um). Nesses dois aqui foram acrescentados apenas alguns pontos de resina para aumentar um pouquinho o tamanho desses caninos. Em relação à cor dos dentes: qual é a diferença no preparo quando eu tenho um dente que tem uma cor mais bonita e quando eu tenho um dente que tem uma cor um pouquinho mais feia? Então vamos mostrar o preparo aqui, desse dente que nós fizemos hoje. Olha só a diferença aqui:
Essa foto foi tirada hoje. Esse dente aqui foi preparado para a faceta. Existem algumas questões importantes sobre o preparo quando nós vamos fechar espaços, por isso que a gente tem que levar o desgaste um pouquinho mais para trás. Mas esse dente aqui, você pode considerar como um preparo pouco invasivo, a faceta vai ter menos de meio milímetro de espessura. Quando eu falo faceta também falo de lentes de contato. Agora nesse aqui, que é um dente bem mais escuro, que teve o canal tratado, e nesse aqui também, nós precisamos dar um pouco mais de espaço. Quanto nós demos espaço nesse dente aqui? Demos aproximadamente um milímetro e meio, tudo isso feito com muita precisão, tudo isso feito sobre a magnificação (microscópio).
Então eu tenho aqui vídeos. Olha esse vídeo, ele foi extraído do microscópio. Nós fizemos boa parte do preparo desse dente, ou seja, o desgaste necessário para receber essas facetas foi feito com magnificação, ou seja, eu estava enxergando aqui com mais ou menos 15 a 20 vezes de aumento para poder fazer um bom acabamento, para poder fazer uma boa adaptação, afinal a adaptação é uma das coisas que mais vai trazer longevidade para o caso.
Então para te responder aquela dúvida que é super frequente: “Quanto tempo dura um tratamento com lentes de contato”?
Cientificamente já existem trabalhos com mais de 20 anos de acompanhamento mostrando índices de sucesso acima de 90%.
Esse acompanhamento, essa durabilidade, tem tudo a ver com a adaptação. Por isso, aqui na clínica, nós investimos na microscopia, investimos em tecnologia para que a gente consiga entregar pra você uma faceta extremamente bem adaptada.
Essa adaptação vai fazer com que ela dure muito mais e, para resumir o vídeo de hoje em relação ao desgaste, dá pra fazer facetas totalmente sem desgaste? Nem em 1% dos casos você consegue fazer facetas totalmente sem desgaste. Na grande maioria das vezes, é necessária uma leve preparação do dente para que você possa ter uma boa inserção e também uma boa adaptação dessas facetas.
Em algumas vezes, que temos dentes mais escurecidos, vamos precisar de mais espessura, precisar de uma peça um pouco mais grossa para poder fazer o clareamento do dente que está escurecido. Isso para poder fazer uma peça que seja mais clara, que consiga bloquear essa cor escura desse dente, aí o desgaste é um pouquinho maior.
De qualquer forma sempre estaremos embasados na ciência e nas boas práticas para que a gente possa entregar para os pacientes um trabalho que dure muito, um trabalho que faça muito sentido e que seja muito harmônico do ponto de vista estético.
E mais: facetas são estruturas coladas ao seu dente, mas o seu dente não perde a resistência com isso, pelo contrário: você pode utilizar essas facetas para mastigar, para morder uma maçã, um pão, ou seja, você vai utilizar essas próteses sem nenhuma restrição.
Beleza então? Continua aqui no blog, dá uma olhada nas nossas redes sociais.

Instagram: @cosenzaodontologia Facebook: @cosenzaodontologia Youtube: Heitor Cosenza
Eu estou colocando bastante conteúdo aí, bem digerido, bem organizado para que quem não é da odontologia, para que quem não está acostumado a ver sobre odontologia, possa conhecer um pouquinho das peculiaridades dos nossos trabalhos! Um grande abraço e até mais!
Heitor Cosenza
Heitor Cosenza
Dr. Heitor Bernardes Cosenza Cirurgião Dentista pela Faculdade de Odontologia de Bauru – USP, Especialista em Implantodontia pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, Mestre em Implantodontia pela USC Bauru, Pós-graduado em Odontologia Estética pelo SENAC São Paulo e Coordenador da Especialização em Prótese Dentária da F1 Cursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para Novidades

Junte-se ao nosso mailing para manter-se atualizado sobre novos posts.

Você foi inscrito com sucesso!