fbpx

Dúvida 03: Forma das facetas laminadas

Dúvida 02: Odontologia minimamente invasiva
20/01/2017
Dúvida 04: cor das facetas laminadas
03/02/2017
Estamos no terceiro tópico sobre facetas laminadas. Desta vez vou abordar um assunto muito importante, fonte de muitas dúvidas dos pacientes: a cor e a forma das facetas laminadas. Afinal, como estes padrões são definidos? Antes de mais nada, é preciso dizer que, antes de tomar esta decisão muitos são os critérios levados em conta como: características físicas de cada paciente, suas expectativas, discussão de cada caso com a equipe, o que pode ser feito, entre outros. O primeiro passo do planejamento é uma série de testes estéticos que vão nos ajudar a definir o formato final das facetas. Este formato é estudado através da análise do rosto de cada paciente pois acreditamos que um sorriso deve levar em conta, além dos dentes, a harmonia da face.
Após esta etapa realizamos uma foto do rosto e análise facial através de simulações em software profissional de edição de imagens. Esta é uma ótima ferramenta para que o cirurgião dentista e o protético possam desenhar e definir as formas do resultado final para que o sorriso fique bem harmônico e natural. Além disso, nessa fase, conversamos muito com o paciente sobre suas expectativas, sonhos e desejos. Ao visualizar as imagens ele vai entendendo as mudanças estéticas propostas e o que é possível fazer até ao ponto em que consegue visualizar como ficará seu sorriso podendo inclusive sugerir mudanças. Tudo isso é feito de uma forma consciente, respeitando os limites de cada paciente, e sempre com o propósito de oferecer resultados naturais. Já ensinei muitos dentistas a trabalhar com esta ferramenta, em cursos e em meu canal no Youtube e em minha página no Facebook.
Com o paciente satisfeito com as mudanças propostas digitalmente começa o planejamento estético, que é um procedimento chamado de mock-up. Mas o que é o mock-up? Trata-se de uma sessão na qual o sorriso previamente aprovado no modelo digital é transformado em um molde de resina especial e colocado na boca do paciente, sobre seus dentes. É a oportunidade que o paciente tem de ver exatamente como ficará seu sorriso, no seu próprio rosto. É a hora de ver se o tamanho, formato e a posição dos dentes ficaram bons para o paciente. Ainda nessa fase é possível que ele, se ainda não estiver satisfeito, sugira alguma mudança pois até este momento nada foi feito de forma definitiva. Este processo não leva mais do que cinco minutos.
Resumindo: não fazemos nenhum procedimento estético sem a realização de todas estas etapas: entrevista com o paciente, teste de planejamento digital e mock-up. Com mais de 100 casos realizados, percebemos que não existe maneira melhor de definir forma, tamanho, posição, textura e detalhes dos dentes que não seja através destes testes estéticos. Por isso é que não conseguimos determinar o orçamento dos casos antes da realização do mock-up. Falaremos sobre custos dos tratamentos nos posts seguintes. Se você estiver em dúvida sobre qualquer questão envolvendo este assunto, entre em contato comigo por aqui ou através dos meus canais no Facebook ou email. Grande abraço e até a próxima.
Heitor Cosenza
Heitor Cosenza
Dr. Heitor Bernardes Cosenza Cirurgião Dentista pela Faculdade de Odontologia de Bauru – USP, Especialista em Implantodontia pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, Mestre em Implantodontia pela USC Bauru, Pós-graduado em Odontologia Estética pelo SENAC São Paulo e Coordenador da Especialização em Prótese Dentária da F1 Cursos.

Deixe um comentário

Inscreva-se para Novidades

Junte-se ao nosso mailing para manter-se atualizado sobre novos posts.

Você foi inscrito com sucesso!