Pasta preta para um sorriso branco

Exagero da estética
21/07/2016
Biomimetismo na odontologia
27/07/2016

Hoje vou comentar uma matéria publicada recentemente no jornal “O Globo” que trata do lançamento, no Brasil, de uma pasta de dentes de cor preta que promete clarear os dentes. (leia a matéria aqui )

Mas você usaria uma pasta de dentes na cor preta? Num mundo onde cada vez mais as pessoas buscam um sorriso branco parece até um contrassenso. Mas é exatamente em cima deste paradoxo que o fabricante trabalha: pasta preta para deixar os dentes brancos. O argumento é que o carbono ativado (que dá o tom escuro) contido no produto pode, além de clarear, prevenir manchas.

Aí você me pergunta: E agora doutor? Posso usar? Penso que toda novidade deve ser vista com cautela. Ainda não há estudos científicos que comprovem a eficácia deste novo produto. Minha maior preocupação, não só quanto à pasta preta, mas com todas as outras que prometem o clareamento, é a questão da abrasão do dente. Ou seja, todas as pastas clareadoras contêm partículas de sílica, e não devem ser utilizadas pois desgastam a superfície externa do dente.

No caso da pasta preta, é preciso verificar qual o mecanismo de ação do carvão ativado, que pode ser químico ou abrasivo. Se for abrasivo, penso que este produto não deve ser recomendado, conforme explicado.

O método mais seguro para clarear os dentes ainda é no consultório de um cirurgião dentista ou em casa com produtos à base de peróxido de carbamida em gel. Trata-se de um clareamento químico que remove os pigmentos internos da superfície dentária, ou seja, as manchas intrínsecas. Esse gel vai atuar nestes pigmentos quebrando-os e promovendo o clareamento, sem comprometer a estrutura natural do dente.

Já as manchas extrínsecas, causadas por agentes externos como o cigarro, por exemplo, devem ser removidas pelo cirurgião dentista durante a profilaxia. Somente ele poderá removê-las, porque o processo é feito sem abrasão dos dentes. Volto a dizer: a pessoa pode até conseguir retirar este tipo de mancha com uma pasta abrasiva, mas isso poderá danificar a superfície dos dentes.

Concluindo: então, se quiser clarear seus dentes, a opção mais segura é procurar um profissional e ficar longe das pastas abrasivas.

Heitor Cosenza
Heitor Cosenza
Dr. Heitor Bernardes Cosenza Cirurgião Dentista pela Faculdade de Odontologia de Bauru – USP, Especialista em Implantodontia pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, Mestre em Implantodontia pela USC Bauru, Pós-graduado em Odontologia Estética pelo SENAC São Paulo e Coordenador da Especialização em Prótese Dentária da F1 Cursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para Novidades

Junte-se ao nosso mailing para manter-se atualizado sobre novos posts.

Você foi inscrito com sucesso!